Amamentação: dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes sobre amamentação

A mãe que amamenta volta ao peso normal mais rapidamente?

Isso pode acontecer. A produção de leite acarreta um gasto energético maior ao corpo da mãe, desta forma, a mulher que amamenta EXCLUSIVAMENTE tem um gasto energético extra que a auxilia a voltar ao peso normal mais rapidamente. Entretanto, é importante que essa mãe possua uma alimentação equilibrada, evitando alimentações hipercalóricas.

A criança prematura deve ser amamentada?

Sim! Sempre que seu peso e grau de maturidade biológica permitir. Em alguns casos, principalmente de bebês nascidos com menos de 2 quilos e com problemas clínicos, ocorre uma incapacidade da criança de sugar o peito adequadamente. Neste caso, recomenda-se a retirada do leite da própria mãe para ser ofertado à criança em copinhos.

Como  continuar dando leite materno após retornar ao trabalho?

Ordenhando a mama, armazenando o leite e oferecendo ao bebê em copos ou mamadeiras. O leite materno pode ser conservado em freezer por até 3 meses, em geladeira por 24 horas e em temperatura ambiente por até 6 horas, sem prejuízo de sua qualidade. Entretanto, é importante que o recipiente de armazenamento esteja devidamente higienizado e esterilizado, para evitar crescimento de microrganismos. Vale lembrar que, no período que a mãe estiver em casa continue oferecendo o seio para estímulo da lactação.

Oferecer chupetas e mamadeiras no início pode comprometer a amamentação?

Sim! A forma de sugar o bico, que não o materno, é diferente. A criança fica confusa com as texturas, aumentando o risco de um desmame precoce. Por esse motivo, os líquidos devem ser dados em colher, copinho ou no conta-gotas, incluindo medicamentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *